Tendo sido criada no dia 28 de junho de 1995 em solenidade realizada na Sala nas dependências do Fórum Desembargador Pedro Viana cedida pelo então Juiz e Diretor do Foro Dr. Antônio Eustáquio Teixeira Tonidandel . A partir da solenidade e posse da Diretoria iniciava aí na mesma sala as atividades da 100ª Subseção embora a demanda naquele ano fosse bem pouca, pois a Comarca contava apenas com uma Vara onde tramitavam todos os processos.
No início da instalação da Subseção não contávamos com Subconselheiros tendo em vista que o número de inscritos não era suficiente para a criação do mesmo.
A 100ª Subseção da OAB/MG enquanto Instituição manteve-se distante dos embates político-partidários, empenhando-se na defesa da Constituição, da Ordem Jurídica, dos direitos humanos
A Pedra Fundamental foi inaugurada no dia com a presença de várias autoridades e advogados.
Entidade representativa da Classe dos Advogados a Subseção cumpre essencialmente assistir, disciplinar, representar e defender os profissionais do Direito.
Hoje a 100ª Subseção além da Diretoria e Subconselheiros conta também com diversas Comissões que tratam de Direitos Humanos, Direito da Família, Prerrogativas, Assuntos Carcerários etc.
O trabalho das Comissões contribuem para o aperfeiçoamento da Subseção e da Sociedade num todo.
Presidentes da Subseção:
- Mário de Lacerda Werneck – Fundador da Subseção 1995 – 1997 / 1998 – 2000
- Silvina Araújo Mendes – 2001 – 2003 / 2004 – 2006
- Francisco Massara Gabrich – 2007 a 2021 (Fundador da Sede definitiva da Subseção)